Buscar
  • Loreny

A gestão pública do Corona Vírus na sociedade (por mulheres)

Já estamos compreendendo a importância dos governos na gestão das crises que acometem a sociedade. Em casos como agora não importa muito a classe social, quanto dinheiro se tem, o vírus pode contaminar qualquer pessoa, pode matar qualquer pessoa. Todos e todas devem cumprir ou já cumpriram algumas regras como o distanciamento social, o uso de máscaras. É lógico que o conforto, os insumos e acesso aos cuidados, tratamento da doença, esses são diferentes para cada indivíduo dependendo dos recursos que se tem, resultado das grandes desigualdades do mundo.

Justamente por isso a gestão púbica deve tratar desigualmente os desiguais, oferecendo mais aos que precisam mais. A forma como se faz é que tem sido diferente em cada país, em cada lugar, ainda que na maioria dos casos, seguindo posturas de um protocolo padrão com base nas evidências e experiências vivenciadas por aqueles que passaram pela situação antes. Parece bem a lógica da vida, não é mesmo? A gestão pública está aprendendo com as experiências, erradas de alguns, e mais acertadas de outros, no caso de outras! Porque as mulheres tem sido as lideranças com melhores resultados neste processo no mundo. Obviamente não há fator biológico ou estudo científico suficientemente capaz de comprovar que o fato de ser mulher leva a melhores resultados na gestão pública, mas é possível que o histórico de dificuldades enfrentadas para se alcançar uma posição de liderança permita às mulheres habilidades e capacidades que podem ajudar no processo de decisão sobre como resolver melhor os problemas da sociedade. Resultado das adaptações do processo de evolução, literal, de cada uma, na carreira e na vida.

Os casos práticos no mundo comprovam, independentemente das diferenças nas caraterísticas populacionais, geográficas ou de recursos disponíveis, que as mulheres tomaram decisões mais rápidas e com resultados efetivos na gestão da crise mundial trazida pelo Corona Vírus. Na Alemanha, na Nova Zelândia, na Finlândia onde o isolamento social não foi necessário, livrando a população dos danos colaterais de dificuldades econômicas. Entre as medidas adotadas a aplicação de testes com rapidez e no maior número de pessoas possível. A produção de dados e indicadores com mapeamento e isolamento controlado dos casos identificados de infecção. Enfim, fazer gestão tem suas diferenças, na forma de tomar as decisões, no olhar abrangente e cuidadoso ou não, no cumprimento igualitário de regras, na aplicação de padrões, na forma de tratar as pessoas, no nível de preocupação com o coletivo ou com os interesses pessoais de auto promoção. Características presentes nessas mulheres governantes. O que também não significa que toda e qualquer mulher teria. Para avaliar um governantes é bom perceber seu histórico de compromisso com a sociedade e deve se esperar deles (e delas) os melhores e mais efetivos resultados na resolução dos problemas da coletividade, como no caso do Corona Vírus.

0 visualização

Quer falar comigo?

WhatsApp: (12) 99180 4254

Gabinete:  3625 9532  l  3625 9575

Conheça nossa Política de Privacidade

Siga-nos nas redes sociais:

  • youtube-symbolbco
  • FACEBOOK BRANCO 200PTX
  • Instagram - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • facebookbco
  • youtube-symbolbco